Branqueamento Dentário “descomplicando”:

Nos tempos que correm, o conceito de estética tem recebido bastante destaque, a importância que atribuímos à nossa aparência é algo natural do ser humano.

A estética dentária tem um relevo cada vez maior, incluindo obviamente a cor. O desejo de ter um sorriso “branco” e estético, é muito comum nos dias de hoje.

Desta forma, o branqueamento dentário é um tratamento perfeito que dá a possibilidade ao paciente de ter a cor do sorriso que mais deseja.

Quando falamos em branqueamento dentário temos primeiro de diferenciar os tipos existentes (para dentes vitais, isto é, para dentes que não tenha sido feita a desvitalização):

  1. Branqueamento dentário no consultório
  2. Branqueamento dentário em ambulatório (realizado em casa)
  3. Branqueamento com produtos OTC (over-the-counter, estes são aqueles produtos que encontramos na internet…)

Antes de avançarmos, queremos esclarecer e deixar bem explícito que o Branqueamento Dentário, tal como a Ordem Dos Médicos Dentistas refere “é um ato médico que só pode ser realizado por profissionais de saúde oral”.

 

Na técnica realizada no consultório utilizam-se agentes branqueadores (peróxido de hidrogénio 35% e peróxido de carbamida 30%) onde são ativados pelo calor ou pela luz durante um determinado período de tempo. Uma das desvantagens desta técnica é realmente o desconforto causado ao paciente.

Branqueamento em ambulatório (realizado em casa) é o mais utilizado e o mais cómodo para o paciente, sendo que, os resultados obtidos quando comparados com o “in-office” são os mesmos, desta forma é a ✅ técnica de eleição ✅. 

É usado um kit personalizado para cada paciente, feito a partir de impressões (moldes), confecionando-se moldeiras individuais, onde o paciente vai colocar o gel branqueador (agente branqueador) e utilizar durante a noite, por cerca de 4 semanas, até atingir o resultado esperado, sob supervisão do Médico Dentista ✅.

 

Os produtos branqueadores OTC ganharam muita popularidade nos últimos anos devido aos resultados obtidos no Branqueamento em ambulatório e ao incentivo de desenvolver produtos de acesso livre e baixo custo, principalmente por vídeos promovidos nas redes sociais com dispositivos e produtos que não são regulados nem regulamentados por nenhuma entidade Médica, são portanto totalmente desaconselhados.  Estes produtos podem ser kits de venda livre universais, pastas “branqueadoras” (no próximo artigo iremos desmistificar e desvendar o que realmente são…), pastilhas elásticas, colutórios, pincéis com gel e tiras de branqueamento, etc. As concentrações de agentes branqueadores nestes produtos é muito menor e, podem conter ácido cítrico ou fosfórico, promovendo um ambiente ácido na boca, potenciando um risco de aparecimento de cáries. Além disso, e o mais importante, é que não são regulamentados e na maioria das vezes não contém qualquer agente branqueador, contém sim agentes abrasivos.
Em suma, estes agentes branqueadores vendidos “livremente” são de segurança e eficácia altamente questionável.

 

O Branqueamento Dentário é um procedimento médico confiável e eficaz. Como tal, há um compromisso com a saúde oral e apenas pode ser realizado por um Médico Dentista, não se deixe enganar ⚠️

Girotto – Clínica Dentária Especializada “Confiança e satisfação”

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *