Pastas com carvão ativado funcionam?!

O melhor artigo para ler no Haloween

Nos últimos anos, as pastas de dentes contendo carvão ativado ganharam bastante popularidade, com a promessa de branquear os dentes e proporcionar uma limpeza profunda e eficaz. No entanto, é fundamental examinar os factos e a literatura e evidência científica atual para entender a veracidade da questão e se estes produtos são realmente eficazes e seguros para a saúde oral.

A falta de evidência científica

O primeiro ponto que quero abordar é a falta de evidência científica que desmente as alegações feitas pelos fabricantes destas pastas com carvão ativado. Não só existe uma escassez de estudos controlados e revisões sistemáticas que comprovem a eficácia destes produtos, como também vários dos resultados encontrados clinicamente demonstram que a presença do carvão ativado não remove as manchas superficiais dos dentes de forma mais eficaz, quando comparado com as pastas de dentes convencionais.

Riscos associados

Um dos problemas mais preocupantes associados a estes produtos, incluindo também os produtos terceirizados comprados em redes sociais, é o seu potencial abrasivo, isto é, promove o desgaste do esmalte deixando os dentes mais suscetíveis a cáries, sensibilidade e danos permanentes.

Além disso a saúde periodontal também é posta em causa, a abrasão excessiva pode induzir a retração gengival e provocar danos ao periodonto, prejudicando a saúde periodontal.

Ainda, o pH destas pastas pode ser ácido, o que pode contribuir para a erosão do esmalte, sendo que a exposição constante a um pH ácido enfraquece os dentes e aumenta o risco de problemas dentários a longo prazo.

Em suma

As pastas de dentes com carvão ativado carecem de evidência científica sólida.

Apresentam vários riscos demonstrados clinicamente e, infelizmente já atendemos vários pacientes que decidiram “experimentar” estes produtos por vontade própria durante um longo período de tempo… Os resultados não foram agradáveis como o leitor pode calcular.

É aconselhável seguir boas práticas de higiene oral e, se quer realmente fazer um Branqueamento Dentário, fale com o seu Médico Dentista. A Ordem Dos Médicos Dentistas define claramente que “o branqueamento dentário profissional é um ato médico que só pode ser realizado por profissionais de saúde oral”. Não se deixe enganar e lembre-se, sem saúde oral não há saúde geral.

Um feliz Halloween a todos

“Confiança e satisfação”