A Ciência por trás da proteção: Protetores Bucais Personalizados na Prática Desportiva

Num mundo onde a prática desportiva e a atividade física desempenham um papel central na promoção da saúde e do bem-estar, a proteção contra lesões é uma preocupação crescente. No centro desta discussão encontramos os protetores bucais, dispositivos médicos aparentemente simples mas cruciais na preservação da integridade oral dos atletas. A sua importância vai além …

Pastas com carvão ativado funcionam?!

Pastas com carvão ativado funcionam?! O melhor artigo para ler no Haloween   Nos últimos anos, as pastas de dentes contendo carvão ativado ganharam bastante popularidade, com a promessa de branquear os dentes e proporcionar uma limpeza profunda e eficaz. No entanto, é fundamental examinar os factos e a literatura e evidência científica atual para …

Branqueamento Dentário “descomplicando”:

Nos tempos que correm, o conceito de estética tem recebido bastante destaque, a importância que atribuímos à nossa aparência é algo natural do ser humano. A estética dentária tem um relevo cada vez maior, incluindo obviamente a cor. O desejo de ter um sorriso “branco” e estético, é muito comum nos dias de hoje. Desta …

Sensibilidade Dentária?

Porque razão temos a Sensibilidade Dentária ? Seja sensibilidade ao frio ou ao calor, a sensibilidade dentária surge porque há um desgaste na superfície do dente (o que chamamos de esmalte). Por vezes essa sensibilidade dentária até pode ser resolvida com a utilização de antissépticos ou cremes para dentes sensíveis. No entanto se ela persistir …

Como evitar a Gengivite?

Como evitar a Gengivite? As gengivites geralmente aparecem devido à acumulação da placa bacteriana na boca (ao longo do tempo). O que podemos fazer para a evitar? Acima de tudo com uma boa higiene oral que possa eliminar continuamente a tal placa bacteriana (que se vai formando após cada ingestão de alimentos). Uma boa escovagem, …

Os piores inimigos dos dentes

Quem são os piores inimigos dos dentes? O açúcar O açúcar alimenta muitas bactérias que vivem na nossa boca, e que produzem ácidos. Estes ácidos podem danificar os tecidos dos dentes e causar as cáries. Essas bactérias podem causar a gengivite ou a periodontite, além de derivar muitas vezes processos inflamatórios que podem desencadear distúrbios …

Limpeza Dentária

Uma Limpeza Dentária (destartarização) consiste numa ação de raspagem e de polimento para remover a placa normal, o tártaro e as manchas dos dentes. Embora o objectivo principal da destartarização seja ajudar a prevenir as doenças das gengivas, também pode melhorar a aparência dos dentes, deixando-os limpos e brilhantes. Este ato médico é feito utilizando …

Cáries nas crianças, como prevenir?

Cáries nas crianças, como prevenir? São várias as medidas importantes que podem ser tomadas na prevenção de lesões de cárie na chamada primeira infância, das quais se podem destacar: – Promover a amamentação materna pelo menos até aos 4-6 meses de idade, – Colocar apenas leite ou água no biberão e dá-lo à criança principalmente …