FAQS

Quantas vezes por dia se deve escovar os dentes?
Devem escovar-se os dentes no mínimo três vezes ao dia, ou seja, de manhã, após o almoço e antes de dormir.
De quanto em quanto tempo se deve trocar de escova?
Deve trocar-se a escova de dentes a cada três meses de utilização regular, pois só assim permite uma escovagem efectiva.
O que é a Cárie Dentária (dente podre)?
A Cárie Dentária é a destruição do dente, provocada por microorganismos que estão na boca e se alimentam dos restos de comida que estão sobre os dentes.
Porque tenho tantas cáries?
Porque a escovagem não está a ser efectiva, ou seja, está a ocorrer alguma falha na maneira como escova os dentes, procure aconselhar-se junto do seu médico dentista.
Branquear os dentes é prejudicial?
Não, proceder ao branqueamento dos dentes em nada os prejudica, é um tratamento indolor e com resultados muito bons. (Ver casos clínicos – Estética Dentária). Informe-se sobre branqueamento dentário com a Clínica Girotto, o seu dentista em Setúbal.
Com que idade se deve levar uma criança ao dentista pela primeira vez?
Deve levar-se uma criança ao dentista pela primeira vez a partir do momento em que surge o primeiro dente de leite, pois um bom acompanhamento pode prevenir problemas futuros.
Porque sangram as gengivas?
O sangramento das gengivas dá-se devido à inflamação das mesmas, provocada pela placa bacteriana que se acumula sobre os dentes. Numa visita ao seu médico dentista poderá encontrar solução para o seu problema.
Em caso de mau hálito, o que fazer?
O mau hálito é provocado, na maior parte das vezes, por uma má higiene oral, pois 90% dos casos resolvem-se após reabilitação da boca, ou seja, removendo as cáries e cuidando das gengivas e língua, contudo o problema também pode ser provocado por alguma anomalia a nível do aparelho digestivo.
Qual a importância de utilizar fio dentário na sua higiene oral? Como utilizar?
A utilização de fio dentário é muito importante, pois permite, com eficácia e sem magoar a gengivas, remover os restos de comida que se acumulam entre os dentes, pois assim previne o aparecimento da placa bacteriana nos locais onde a escova não chega. A sua utilização é uma questão de prática, nas primeiras vezes deve ter cuidado para não provocar o sangramento das gengivas. Comece por enrolar o fio nos dedos médios até deixar +- 4 cm entre eles, com a ajuda dos dedos indicadores passe em cada espaço pelo menos duas vezes, uma vez contra um dente, outra vez contra o outro.